O meu primeiro pedido ao Pai Natal é um pouco estranho ...
Quero este livro:
Mother Teresa: Come Be My Light
www.amazon.com/Mother-Teresa-Come-Be-Light/dp/0385520379/ref=pd_bbs_sr_1?ie=UTF8&s=books&qid=1195049075&sr=8-1
Este livro consiste, basicamente, na correspondência mantida entre Madre Teresa de Calcutá e os seus confessores e superiores. Compreende um período de 66 anos e mostra muito do que foi o pensamento desta mulher, da qual se conhece o seu trabalho humanitário na India.
O que me seduz neste livro é o facto de nessas cartas, Madre Teresa revelar que na última metade da sua vida não ter sentido a presença de Deus (nem no seu coração nem na eucaristia)
No Livro "Stages of Faith", James Fowler sugeriu que Madre Teresa, enquanto servia Cristo servindo os Outros, ao mesmo tempo que sentia a ausência da presença de Deus, estava, na realidade a demonstrar ter o mais elevado sentido de Fé em Deus.
Este sentimento, que muitos já descreveram tem o nome de "the dark night of the soul." A mais conhecida Católica que descreveu este sentimento: Santa Teresa de Ávila. Protestantes, como Martin Luther e personagens biblicos, como Moisés, Abraão, Salomão também viveram vidas de fé mesmo quando viviam este sentimento.
É de louvar a sua candura, a sua honestidade. E sinto-me justificada também nas minhas dúvidas (por vezes não tão ocasionais) sobre Deus, a sua acção (ou aparente falta nela)...
Quantas vezes falou esta mulher para Deus e ele não lhe respondeu? A força, a fé de saber que se estava a fazer o certo e o correcto sem o conforto da Sua presença...