Depois de muito tempo afastada deste blog... a verdade é que muito aconteceu... e estive quase quase quase a desabafar muito do que se passava lá por casa... mas contive-me para não deixar esta mágoa assombrar-me... quando se escreve é como o assumir e eu isso não queria...
Tive um problema coma educadora da Raquel... e fiquei muito magoada. Simplesmente, disse-me que a Raquel não sabia reconhecer o nome dela, não sabia as cores, batia nas outras crianças... a Raquel mostrou-lhe que ela estava errada, acreditam que a educadora puxou de uma ficha para a Raquel fazer grafismo e ela é claro que passou no teste, e ainda lhe mostrei que a Raquel sabia as cores, e que não só reconhecia o nome dela, como o dos irmãos, palavras de objectos como bola, bota, mama, papa, sopa, sapo... tantas...
Foram tantas as coisas que me disse que eu tive de ir falar com a directora... mas já não houve volta a dar... a confiança quebrou-se...
E entre o disse que não disse... passou-se algum tempo e tomei a decisão de tirar a Raquel do infantário, onde está desde os 4 meses, e onde continuam os irmãos.
Foi inaugurar o pré-escolar da escola Luísa Tody!!!
Instalações fabulosas. Imaginem que cada sala tem uma ENORME, ENORME, casa de banho incorporada... e há mais casas de banho no corredor. O piso superior é a escola de 1.º ciclo e no outro pavilhão é o 2.º ciclo. Tem equipamentos infantis, tem cozinha e refeitório só para o pré-escolar, e uma sala polivalete, onde acho que vai funcionar o ginásio. Enormes janelas, corredores largos.
Um sonho!!!
Hoje omos conhecer as instalações, os funcionários e ainda fizemos uma actividade com digitinta cor de laranja, que é a cor da sala.
Colocámos as nossas mãos, a direita dela e a minha esquerda a tocarem-se no polegar, desenhei duas pombas ao longo da forma dos nossos dedos, á volta coloquei as palavras amor, amizade...de, compreensão e paz, os nossos nomes, desenhei um pequeno coração sobre as cabeças das pombas, que a Raquel coloriu de cor de rosa e ainda escrevemos os votos de "feliz ano para todos"
Gostei!!! e depois voltámos para casa almoçar. Hoje á tarde, ás 18.30h volto á escola para ter reunião com a educadora Mina, para saber tudo sobre o novo ano, qual o projecto do ano escolar (como um tema, que muda de escola para escola e de sala para sala), pode ser a pintura, a vida selvagem, ecologia... e ainda coisas tão básicas como qual a cor da sala (laranja) e qual é o bibe. A educadora falou no bibe!!! boa!!! espero que ela seja daquelas que faz com que as crianças usem bibe!!! Promove a igualdade, e mais importante que isso, levamos as crianças limpinhas para casa.
Beijinhos,
sofia
Sofia,
Que bom que a nova escola impressionou tanto.
É bom sentir que os nossos meninos passam para melhor.
Desejo que este ano lectivo só traga coisas boas para a princesa Raquel (e para os manos... claro)
Beijinhos
obrigada, Maria joão , pelo carinho.
já todos estão rendidos á minha menina... o director da escola reconheceu-a logo no primeiro dia... quando ela tentou abrir a porta da pré ele saiu lá de dentro e disse-lhe "Raquel , esta porta sou só eu que a abro" e ela ficou a olhar para ele... como é que ele sabe o meu nome????
Pois... já lá estudou o meu sobrinho de 21 anos, o outro de 11 anos está lá no 2.º ciclo (esta escola tem até ao 9.º ano), a Sra. da secretaria tem os filhos no clube desportivo do vitória mas em classes diferentes do pipo e da Raquel ... a presidente do concelho executivo é amiga íntima da minha irmã... enfim, está nas suas 7 quintas... e é claro que já abusou... Na terça feira empurrou uma menina e hoje mordeu outra...
Está em alta...
Hehe, grande Raquel
Já sei que se algum dia precisar de escola (para o Bruno) para esses lados, ele vai ter uma gruarda costas à altura...
Agora a sério, sabes o que te digo? É bom que ela se defenda. O Bruninho normalmente não se defende, porque eu levo a vida a dizer que não pode bater nos outros meninos (a não sere que lhe batam primeiro). Ele só ouve que não pode bater... depois acontecem situações como as das agressões que ocorreram no ano passado.
Sinceramente, já nem sei o que é melhor: tentar que eles sejam certinhos ou deixá-los ser terroristas...
Beijinhos para vocês
é só pena não ser em defesa... quano as meninas nao fazem o k ela ker... ela morde....
Ups....
E a educadora? Tem-te dado muito cabo da cabeça?
Se calhar são só uns "mimos" que ela quer fazer às meninas... :)
Vais ver que em menos de nada ela se adapta à escolinha nova e começa tudo a correr muito bem.
Beijinhos
A educadora está encantada com ela! Diz que ela fala imenso ( o que eu não concordo porque é a sua área mais fraca), que é muito esperta e desembaraçada (é verdade, cá em casa esperamos o mesmo nível de desenrascanço dela que dos outros... é pá são 3 muito pequenitos... têm de se desenrascar sozinhos que eu não sou um polvo). É meiga para as colegas, dá-lhes muitos, muitos beijinhos... e já tem 1 amiga... a tal que mordeu... são amigas! Pelo menos foi o que me disse a mãe da menina!!!! Até disse que a filha tinha saudades da Raquel durante o fim de semana!
Isto para mim é espetacular! Beijinhos,
Sofia
Que bom que a princesa Raquel se está a adptar muito bem.
Percebo que tenha de ser desenrascada em casa... realmente 3...
Mas o Bruno também é desenrascado e não é porque tenha irmãos (que não tem), é sim porque acho que é o melhor para ele.
Quanto à fala... é tão dificil para eles, não é?
Às vezes, quando penso no que os nossos meninos trabalham e na falta de apoios que o nosso estado lhes dá... :(
Hoje estou um bocadinho "down" e é bom "ouvir" que a princesa se está a adaptar muito bem e que até já fez amigos.
Boa Raquel!!!
Beijinhos grandes
Maria João
espero que te animes rápido. as mamãs não podem estar down. força! e se precisares de alguma coisa telefona
vou enviar te o meu n.º através de mail.
beijinhos
sofia
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou estudando Português, eu não consigo entender tudo, mas quase! ;)
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou estudando Português, eu não consigo entender tudo, mas quase! ;)
Comentar post